“Mãe, fiz xixi na cama, de novo. ” A frase pode parecer ser resultado de uma noite com alta ingestão de líquidos por uma criança. Porém, a enurese noturna, o famoso xixi na cama, acomete até 15% de crianças com até 5 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), e é uma condição que merece atenção.
Crianças nessa situação são constantemente vítimas de castigos, xingamentos e punições pelos próprios pais, e podem evoluir para dificuldades na socialização, aumento da timidez e depressão.
O xixi no colchão ou xixi no sofá pode ocorrer devido a fatores genéticos relacionados à quantidade de urina produzida pela criança durante a noite, ou à disfunção da bexiga durante o sono. “Ocorre de forma involuntária, sem qualquer culpa por parte da criança”.
A liberação de urina no colchão afeta a vida psicológica e social dos pequenos. “Os pais, por não entender bem o problema e estar estressados, muitas vezes são intolerantes e, por fim, acabam punindo a criança, o que só atrapalha o seu desenvolvimento”.
“Muitas apresentam alteração emocional e/ou comportamental, como tristeza, alteração do humor, vergonha, baixa autoestima, sensação de culpa, insegurança, isolamento social e baixo rendimento escolar, entre outros.”
DICAS PARA UMA NOITE TRANQUILA SEM XIXI NO COLCHÃO
-Ajustar o consumo adequado de líquidos em horários determinados
-Evitar a ingestão de líquidos no mínimo 2 horas antes de a criança ir dormir
-Criar o hábito de urinar antes de deitar e logo ao acordar
-Alimentação balanceada, rica em fibras, e exercícios físicos também contribuem para uma noite seca
-Em último caso, medidas terapêuticas, como uso de medicações, também podem ser consideradas
UM ALIADO NA REMOÇÃO DE ODOR DE XIXI
Caso mesmo assim acontecer de fazer xixi no colchão, fique tranquilo a Dr. Talimpo pode te ajudar a tirar o odor de xixi do estofado. Entre em contato agora mesmo.